O filtro do ar condicionado possui como função reter a poeira e os detritos, mantendo-os fora do sistema de circulação do aparelho.
Um filtro de ar condicionado congestionado e sujo, faz com que o motor trabalhe mais para atingir a temperatura solicitada, sobrecarregando o aparelho. Como consequência, é necessário um maior consumo de energia.
Portanto, quando o filtro do ar condicionado está limpo, você garante uma melhor circulação do fluxo de ar, melhor climatização do ambiente, como também o uso mais eficiente e econômico do aparelho, diminuindo sua conta de energia.
O filtro do ar condicionado é responsável por filtrar detritos do sistema, garantindo qualidade ao ar.
Porém, quando ele está sujo, poeiras e detritos retidos no filtro reduzem a qualidade do ar em sua casa. Essa má qualidade do ar pode agravar situações de alergia, asma, rinite, sinusite, bronquite, afetando sua saúde, visto que o ar que está circulando no ambiente contém bactérias, fungos, ácaros e outros microrganismos.
A limpeza, realizada de forma correta e na frequência ideal, evita que esses microrganismos se proliferem e não tornem o ar condicionado uma fonte de contaminação.
Um aparelho funcionando de forma correta, sem sobrecargas de energia terá maior vida útil de suas peças. Logo, apesar dos trabalhos mensais com a troca do filtro, mantê-lo limpo é também, uma forma de economizar dinheiro a longo prazo, já que evita grandes manutenções ou até mesmo a troca do aparelho.
Isso é extremamente importante. Primeiramente, garante a sua segurança para que não corra o risco de encostar em alguma peça com tensão. Além disso, caso você realize a operação com o aparelho em funcionamento, enquanto estiver removendo o filtro, a poeira e os detritos poderão adentrar o aparelho.
Geralmente basta pressionar os botões laterais com os dedos para que a trava se solte.
Localize e deslize o filtro para fora do slot que o mantém no lugar. Caso seu ar condicionado seja do tipo split, pressione ligeiramente a trava do filtro de ar para desencaixá-lo.
Você está utilizando filtros reutilizáveis ou descartáveis?
O filtro descartável geralmente possui uma moldura de papelão, enquanto que os filtros reutilizáveis possuem uma estrutura de metal e um material mais resistente.
Caso seu filtro seja do tipo descartável, você precisará somente substituí-lo. Agora, se o seu filtro for do tipo reutilizável e estiver somente sujo, dentro do período de vida útil recomendado pelo fabricante, ele precisará apenas de uma limpeza.
Você poderá retirar a sujeira com o auxílio de um aspirador de pó, ou lavá-lo com água. Caso opte por lavá-lo com água, coloque-o em água corrente, no sentido contrário ao da poeira retida.
Após isso, deixe o filtro secar completamente.
Agora você só precisa inserir o filtro novamente e fechar o painel.
Bom, agora você já sabe como manter o seu filtro limpo.
Essa limpeza é essencial para manter o funcionamento correto do seu aparelho, diminuindo o gasto de energia e melhorando a qualidade do ar.
Dentro de casa, a limpeza pode ser feita pelo próprio usuário uma vez por mês e, uma vez ao ano por um técnico especializado que irá fazer uma higienização mais aprofundada do seu aparelho. Para comerciantes, que utilizam o ar por mais horas durante o dia, recomenda-se que a limpeza seja feita uma vez a cada duas semanas.
O micro-ondas certamente é um dos eletrodomésticos mais utilizados da casa. Descongela carne, prepara aquela pipoca rápida e deliciosa, esquenta comida, prepara receitas simples e fáceis.