Escolher o tipo de tinta para uma determinada aplicação pode ser mais difícil do que se imagina, já que o mercado oferece uma enorme variedade desses produtos. Assim, é importante saber a especificação correta das tintas a serem usadas para cada local e superfície, afim de obter bom acabamento, durabilidade e proteção.
É o tipo mais utilizado quando se trata de pintura para interiores de residências, principalmente em tetos, gesso e áreas secas. A sigla PVA é derivada do nome da substância utilizada na fabricação da tinta látex, o Acetato de Polivinila.
A tinta látex permite um acabamento muito bom, possui base solúvel em água, secagem rápida, odor mínimo e é resistente à intempéries e ao mofo. É utilizada apenas para recobrimentos de acabamentos foscos.
Porém, não é adequada para usos externos, propensos a intemperismos, com alta luminosidade devido à ação do sol e áreas molhadas. Não resiste à lavagem, sendo recomendada sua limpeza apenas com pano úmido.
Possui aspectos semelhantes ao da tinta do tipo látex, já que também é solúvel em água e possui secagem rápida. Entretanto, possui resinas acrílicas em sua composição, que proporcionam características de alta estanqueidade ao produto quando aplicado. Assim, o uso das tintas acrílicas torna-se eficaz em pinturas externas.
Essa estanqueidade faz com que a tinta acrílica também seja usada em cozinhas, áreas de serviço e banheiros, o que permite sua lavagem sem preocupação.
Seu aspecto é, em geral, mais brilhante que a tinta do tipo látex, além de resistir ao amarelamento. Porém, também podem ser encontradas no tipo: fosca, que é menos resistente à limpeza; acetinado, que concede um brilho suave e resiste um pouco mais à limpeza; semibrilho, que possui um pouco de brilho e é mais resistente à limpeza.
Possui base em resina epóxi, que lhe garante a propriedade de ser impermeabilizante, resistir à umidade, produtos químicos e abrasão. Assim, torna-se recomendada para ambientes com grandes fluxos e de lavagens frequentes. Por isso, é utilizada em pisos de cozinha, área de serviço, estruturas metálicas, caixas d`água e até mesmo em áreas inundadas.
Apresenta aspecto brilhante, não é solúvel em água e tem diluição em solventes específicos. Por conta disso, deve ser aplicada por profissionais especializados para evitar a formação de bolhas, mau acabamento e descolamento.
Formada por resinas em solvente, sem adição de pigmentos.
É utilizada para proteger e impermeabilizar telhas de barros, tijolos, alvenarias, madeiras, dentre outros. Cria um filme transparente, protetor e resistente à água.
Podem ser feitos a partir de solventes ou solúveis em água. São formados a partir da adição de pigmentos aos vernizes.
Confere uma sensação de película sobre a superfície aplicada, com alto brilho, embora possua a versão fosca. Permite que a superfície pintada seja lavada com maior facilidade, tornando sua utilização ideal em portas e corrimões.
Pode ser aplicada em superfícies internas e externas de materiais como madeiras, metais ferrosos e PVC. Não é recomendado a aplicação em paredes, pois pode ocorrer o surgimento de bolhas ou descamamento.
O micro-ondas certamente é um dos eletrodomésticos mais utilizados da casa. Descongela carne, prepara aquela pipoca rápida e deliciosa, esquenta comida, prepara receitas simples e fáceis.